Legalização de imóvel
Para regularizar um imóvel é preciso passar por alguns processos e muitas vezes longos, dependendo do tamanho e segmento se é residencial, comercial ou industrial.
Facilita a venda
Imóveis sem a documentação em dia não podem ser vendidos legalmente. Dificilmente imobiliárias aceitam imóveis que não estejam legalizados e os bancos tendem não aprovar um financiamento nessas condições, ou seja o imóvel precisa estar em situação regular para compra e venda.
Evita multas
Caso o não esteja de acordo com a legislação, seu imóvel pode ser notificado pelos órgãos de regulamentação. Porém de acordo com sua área construída, os custos de uma multa no caso de denúncia de alguma irregularidade podem chegar a 4 vezes esse valor.
Garante o seguro
Para uma compra ser validada, é preciso que os documentos estejam em nome de seu comprador. Se a venda for feita sem esta formalidade, nada garante que o antigo dono não tenha ainda a posse. Analisando por outro ponto de vista, ter o imóvel regularizado significa que esta teve um projeto aprovado por um engenheiro ou arquiteto qualificado e posteriormente pela prefeitura, o que garante a estabilidade da construção.